TAD ganha Reconhecimento Mundial como Marca Líder de Colunas Profissionais (1978-2000)
A Pioneer convidou Bart Locanthi, então um engenheiro de áudio profissional de renome nos Estados Unidos, para se juntar à TAD Project. O Bart aceitou a proposta e graciosamente partilhou a sua rica perícia e paixão inigualável pelo design e engenharia de colunas com os seus homólogos da Pioneer, esclarecendo-os sobre como realizar simulações e testes de laboratório bem como sobre como incorporar um nível de precisão sem precedentes e tecnologias autênticas no design de colunas.
A primeira coluna que saiu da TAD Project foi o drive de compressão TD-4001, que foi revelado na convenção da AES(Acoustic Engineering Society) realizada nos Estados Unidos em 1978. O TD-4001, quando se tornou comercialmente disponível nos Estados Unidos com características de desempenho inéditas, criou uma sensação na indústria do áudio profissional e eventualmente foi introduzido em estúdios de gravação famosos em todo o mundo, incluindo os concebidos por Tom Hidley, que era um designer acústico de topo da época, assim como AIR Studios, os estúdios da Capitol Records, e o Record Plant.
As colunas TAD foram também utilizadas como parte de um sistema de reforço de som durante a digressão de concertos dos Eagles no Japão em 1979, e o seu desempenho deslumbrou o público. Impressionados com a reputação das colunas TAD, grandes músicos como Jimmy Page e Prince instalaram colunas TAD nos seus estúdios de gravação privados.
Nos anos 80 e 90 foram instalados o TD-4001 e outros drivers de compressão e woofers da TAD em mais de 300 estúdios de gravação líderes em 20 países. Na viragem do século, as colunas TAD e a filosofia de design na sua base tinham conquistado a confiança dos engenheiros de som profissionais.
A TAD faz incursões no mercado de consumo (2000 até ao presente)
O TAD-M1, o primeiro sistema de colunas da marca TAD para uso domestico, foi revelado no Consumer Electronics Show (CES) nos Estados Unidos em 2002. O TAD-M1 destinava-se a reproduzir o som de uma forma natural e realista e a proporcionar imagens sonoras de grande dimensão e imersão num campo sonoro. A atenção da engenharia focou-se em alcançar uma dispersão suave e uma alta definição de som, que se combinam para proporcionar ao ouvinte um timbre rico e suas nuances e a ressonância da música, bem como a sua espacialidade e efeitos duradouros no mesmo.
O primeiro foco de engenharia foi para conseguir a dispersão natural do som. Tal como uma gota de água faz ondulações perfeitas na superfície da água, a dispersão do som tem a ver com um fluxo de som da coluna que se dispersa contínua e naturalmente para preencher o espaço. Para conseguir uma dispersão natural do som, a diretividade do som de cada unidade de um sistema de colunas deve ser controlada com precisão em toda a gama de frequências.
Isto tornou-se possível graças ao driver CST (Coherent Source Transducer) que desenvolveram. O driver coaxial CST com um tweeter de cúpula e um cone de médios permite a reprodução do som com uma gama de frequências ultra-larga de 250 Hz a 100 kHz e funciona como uma coluna full-range de fonte única proporciona características direcionais uniformes, tanto horizontal como verticalmente.
Um diafragma de altifalante feito de berílio, que é o mais leve e rígido dos metais e, no entanto, com elevada perda interna, é ideal para reproduzir som de ultra-alta frequência. O driver CST tem um tweeter de cúpula e um cone de médios feitos de berílio. Combinado com um diafragma de formato otimizado e uma bobina finamente concebida, o tweeter feito de berílio proporciona uma resposta até 100 kHz. O altifalante de médios de grande diâmetro, de formato pouco profundo, tornado possível pelo uso do berílio, permite a reprodução de graves até 250 Hz. O design coaxial do tweeter e do altifalante de médios foi possível graças ao método de processamento de alta precisão que dominámos, e o diafragma de berílio, o único diafragma de berílio disponível comercialmente no mundo, foi produzido utilizando a nossa técnica patenteada de deposição de vapor.
O driver CST foi também incorporado no sistema de colunas TAD Reference One, lançado em 2007, e todos as outras colunas TAD lançadas até à data.
Componentes áudio TAD, os melhores acompanhantes das colunas TAD
Após o lançamento do TAD-M1, reconhecemos a necessidade de oferecer componentes áudio no mercado de consumo, concebidos para trazer o melhor das colunas TAD. Em 2007, a Technical Audio Devices Laboratories, Inc. (TADL) foi fundada como empresa de áudio de alta gama dedicada ao desenvolvimento e comercialização de colunas e componentes de áudio da marca TAD em todo o mundo. A TADL aproveita uma riqueza de perícia e recursos em tecnologias de áudio acumulados pela Pioneer, que tinha criado e comercializado componentes de áudio topo de gama da Exclusive Series no Japão desde os anos 70.
Orgulhamos-nos de montar manualmente todos os produtos da marca TAD, utilizando materiais e peças cuidadosamente selecionados. Todas as nossas colunas e componentes áudio são feitos no Japão, e uma atenção meticulosa aos detalhes no artesanato confere a cada um deles o look de uma peça de artesanato finamente acabada em vez de um simples equipamento áudio.
Lançámos o amplificador de potência monaural TAD-M600 em 2009, seguido pelo TAD-D600 SACD/CD em 2010. A nossa atual linha de componentes áudio consiste em dois modelos de pré-amplificadores, três amplificadores de potência, dois leitores SACD/CD, e um conversor digital/analógico.
A Intenção Artística, Intacta: Sem Coloração Artificial Acrescentada, Sem Omissões das Nuances Musicais Originais
Os fabricantes de áudio de gama alta podem ser divididos em dois grupos: Um grupo procura reproduzir a música com o máximo realismo da performance gravada; o outro acrescenta uma coloração tonal subtil ao original para a fazer soar mais agradável para os ouvintes. Nós na TADL fabricamos produtos que reproduzem o som genuíno sem adicionar qualquer coloração artificial ou omitir quaisquer nuances musicais originais. Esta filosofia de design, que tem sido abraçada por cada um dos nossos engenheiros e incorporada em todos os produtos TAD desde a fundação da marca, tem sido entusiasticamente recebida por engenheiros profissionais de estúdio em todo o mundo.
Para conceber colunas TAD e componentes áudio para reproduzir o som genuíno, os nossos engenheiros combinam um legado das nossas tecnologias proprietárias com materiais, peças e tecnologias de ponta. Esta abordagem permite que os produtos TAD proporcionem aos ouvintes uma experiência de estar- lá. Os ouvintes sentem-se como se estivessem sentados numa cadeira da primeira fila numa sala de concertos e a apreciar música a ser tocada mesmo à sua frente, esquecendo temporariamente da existência de colunas e componentes áudio na sua sala. Chamamos a este conceito “a Intenção Artística, Intacta”.