Loricraft Audio

Professional Record Cleaning Machine

Loricraft Audio
Este tipo de máquina foi concebida por Percy Wilson, o editor técnico da revista gramophone. A sua apresentação “Contaminação dos discos: causas e cura” aconteceu no AES (Audio Engineer Society), a 13 de outubro de 1964, e lançou os princípios da primeira máquina de limpeza de discos, “the record doctor”, que viria a ser apresentada na AES de Nova Iorque, um ano mais tarde.

Este “limpador de discos” era esteticamente muito parecido com um gravador profissional de discos de vinil. Na altura, produzir tal aparelho ficaria por aproximadamente 25 000 dólares. Percy também estabeleceu as regras para afinar as células e desenho de braços. As mesmas regras que ainda hoje usamos.
À interpretação deste princípio, chamaram à maquina: Loricraft PRC, professional record cleaner, que foi apresentada pela primeira vez em 1990.
Era baseada num motor reciclado dum Lenco 75 que, na altura, eram abundantes e tinham uma óptima construção. A disponibilidade de Lencos acabou e tiveram que desenhar o seu próprio motor, em 1998.
A PRC2, como ficou conhecida, foi famosa por ter à parte, numa pequena caixa, a bomba de sucção, que começou a ser chamada de casota do cão, pois era o que parecia.
A bomba de sucção como podia ser colocada à parte, dentro de um armário, por exemplo, e fazia com que a máquina funcionasse duma forma muito silenciosa.
A PRC2 podia limpar discos de 16” e 78rpm e foi usada para preparar a transferência das gravações de Bing Crosby para CD, que acabou por ganhar um galardão por isso.
A PRC3 foi a combinação de novo sistema de motor de rotação e nova bomba de sucção que permitiu a construção numa caixa só.
A máquina tem aproximadamente o mesmo aspecto que tinha no início, no entanto, 90% das peças são agora produzidas por CNC. A montagem continua a ser manual e todas são exaustivamente testadas, como a máquina original.
A PRC2 era preferida pelo seu silêncio quando este era essencial. Mas foi superada pela PRC6.
A PRC3 é a mais vendida e providencia uma excelente limpeza para os mais exigentes clientes.
A PRC4 foi originalmente concebida para substituir a PRC2, com uma bomba de sucção com mais força, o que aumentou a procura da mesma.
A partir de agora, a EXAUDIO passa a disponibilizar a limpeza de discos à unidade, através duma PRC6.

Preçário

Faça download agora e consulte o nosso preçário

Críticas

Revista Data Língua
Stereophile Março 2005 Inglesa
Audioaffair Novembro 2017 Inglesa
Analogue Planet Maio 2018 Inglesa
Revista Data Língua
Steve Hoffman Maio 2008 Inglesa
Revista Data Língua
Dagogo Abril 2015 Inglesa

Visite-nos!

Temos todo o gosto em receber os nossos clientes. Agradecemos que os interessados em visitar-nos façam marcação antecipada.

Hits: 679